Crescimento melhora qualidade do ar, entre outros benefícios; município tem extensa programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo celebra o aumento de cobertura vegetal em seu território. Agora, esse índice corresponde a 54,13%. Isso significa melhora na qualidade do ar, redução da temperatura e da poluição. Aumenta também a permeabilidade do solo e regula o curso dos rios.

Antes, no levantamento mais recente, publicado em 2020, a cidade contava com 48,18% de sua área revestida por cobertura vegetal. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Ricardo Nunes, no lançamento do Plano Estadual de Meio Ambiente, no Parque Ecológico do Tietê.

“Vamos publicar nos próximos dias nosso material técnico, científico, com essa grande conquista”, disse o prefeito. “A cidade tem 111 parques, eu já inaugurei três e vou inaugurar mais cinco, e a gente vai continuar fazendo essas ações importantes de proteção do meio ambiente”, afirmou.

Para fazer o estudo da cobertura vegetal, a SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) melhorou a qualidade de visualização do satélite e fez acompanhamento direto do que efetivamente está sendo plantado na cidade. O monitoramento é feito por meio de drone, satélite, de georreferenciamento e mapeamento de tudo o que é plantado pela secretaria.

Além do trabalho de plantio, o prefeito ressaltou a importância do combate ao desmatamento. “Estamos sendo rigorosíssimos com a fiscalização nas questões ambientais, usando drones, helicópteros, inteligência, mapeamento, sistema de satélite para que a gente possa inibir as ações de desmatamento antes que elas se concretizem”, disse Nunes.

A marca de 50% estava prevista no Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura, mas esse item foi alterado na revisão do programa, divulgada em abril, e passou a contar com o plantio de 180 mil árvores nativas de modo a expandir o bioma da Mata Atlântica e manter a cobertura vegetal do município.

Ainda em relação à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, há programação especial em 31 parques da cidade de São Paulo. Os eventos, a cargo da SVMA, vão até domingo (11) e incluem rodas de conversas, oficinas, palestras, aulas abertas, trilhas, exposições, workshops, caminhadas, plantio de mudas, pinturas e visitas às escolas, além de cursos de educação ambiental e aulas abertas.

Os 31 parques da cidade de São Paulo terão programação especial nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As ações objetivam conscientizar os munícipes sobre a importância da proteção dos recursos naturais e promover práticas sustentáveis. Elas acontecem em todas as regiões da cidade.

O 5 de Junho foi estabelecido como Dia Internacional do Meio Ambiente em 1972 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi neste dia que aconteceu a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, quando foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A intenção era ampliar a conscientização planetária sobre a importância da conservação do meio ambiente.

Nove anos depois, o Brasil criou a Semana Nacional do Meio Ambiente.

DESTAQUES

Dentre as atividades desta terça-feira, dia 6 de junho (veja abaixo), está a roda de conversa sobre meio ambiente no Parque Lina e Paulo Raia (Jabaquara, zona sul de São Paulo), às 9h30 e às 14h30. Na quarta-feira (7), no mesmo parque, às 9h30 e às 10h30, haverá um workshop prático sobre reciclagem e reutilização de garrafas pet e criação de artesanatos sustentáveis.

Outra atividade será uma caminhada astronômica, na quinta-feira (8), com saída do Planetário do Parque do Carmo (zona leste), às 9h. Durante o passeio, três guias conversam com os interessados sobre curiosidades do universo, escalas astronômicas e a vida na Terra.

A partir das 9h, no Parque Jardim da Luz (centro), os participantes poderão participar da Caminhada sensorial: PANCS (Plantas Alimentícias não convencionais). A ideia é fazer com que os visitantes identifiquem as espécies comestíveis, que muitos desconhecem, pelo tato.

Para sensibilizar as pessoas sobre a importância de não contribuir com a poluição e do descarte correto de lixo, o Parque Anhanguera (zona oeste) terá na sexta-feira (9) uma ação de limpeza com recolhimento de resíduos sólidos, das 9h30 às 10h30.

Já no sábado (10), um piquenique comunitário no Parque Cidade Toronto (zona norte), a partir das 10h, e uma trilha noturna monitorada, no Parque Cemucam (à oeste da capital), às 18h30, estão entre as opções de atividades.

Finalizando a Semana do Meio Ambiente, serão distribuídas suculentas, das 9h30 às 10h30, no Parque Anhanguera, local onde será realizada a cerimônia de encerramento.